Educação física
A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.[1] Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações.[2] É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
O esporte/desporto
A grande diferença entre educação física desporto/esporte é que enquanto a primeira diz respeito a uma disciplina escolar e a um campo acadêmico, esporte refere-se as diversas modalidades organizadas.
Esta diferença é muito importante pois existem muitas pessoas que consideram estas duas palavras sinonimas.[3] Educação física é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico. É também o conjunto de atividades físicas não competitivas. que fundamenta a correta prática destas atividades. Esporte é uma atividade física que envolve a competição, exemplo: futebol profissional.
Atividade física
A diferença entre a educação física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a educação física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A educação física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas.
Beneficios da atividade fisica A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Veja, a pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
Escolha da atividade física
A escolha é feita individualmente, sendo levado em conta os seguintes fatores.
• Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conseguido com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Assim, não adianta indicar uma atividade que a pessoa não se sinta bem praticando.
• Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando de atividades mais leves.
• Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão, em determinados indivíduos que já são predispostos.
Formação
Para atuação como educador físico é necessário um curso superior, durante o qual estudará os aspectos filosóficos, humanísticos, psicológicos, fisiológicos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores das atividades físicas como também suas dimensões sociais e psicomotoras.
Deve ser capaz de orientar jogos e atividades lúdicas corretamente, cuidando da postura correta dos participantes, do respeito às normas do jogo/atividade, de assegurar o interesse de todos e do aproveitamento físico por parte dos jogadores/participantes.[4]
Deve-se trabalhar as aptidões físicas relacionadas à saúde, o desenvolvimento de qualidades físicas, a condição aeróbia, a resistência muscular localizada, a força, a flexibilidade e o controle da composição corporal.
É interessante ter um programa associado de capacidade aeróbia, resistência localizada e flexibilidade, com a predominância dos fatores preconizados pelo cliente, mas não se esquecendo do equilíbrio entre as outras aptidões, que devem ser constantemente treinados para que permaneçam em níveis satisfatórios.
Em linhas gerais as atividades prescritas são:
- Exercícios aeróbios: Caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança de salão…
 - Exercícios de força ou resistidos: Musculação, ginástica localizada, hidroginástica…
 - Exercícios de flexibilidade ou mobilidade: Alongamentos, exercícios de flexibilidade…
 
O treinador pessoal
E como atua o treinador pessoal na prescrição?
- Na análise e avaliação do atual quadro físico do cliente, bem como, a identificação dos fatores de riscos ou limitantes para a prática de exercícios físicos.
 - Na escolha das atividades mais indicadas ao nível de aptidão física do cliente e aos objetivos por ele almejados.
 - Na assessoria e orientação do vestuário, calçados e assessórios para a prática dos exercícios propostos.
 - Na escolha das melhores condições para a prática de um programa de atividade física: local, horário, temperatura, umidade e outras variáveis que podem influir na execução do programa.
 - No controle da duração, frequência, intensidade, velocidade de execução, intervalo, e variações das modalidades do programa.
 
Nas reavaliações, estimando e mensurando a eficiência do programa proposto e quantificando a melhora da aptidão física e nos objetivos almejados pelo cliente, conseguindo dados para um novo planejamento, estabelecendo novos parâmetros a serem trabalhados.
Formação no Brasil
Em princípio os profissionais de educação física tinham origem militar, mas atualmente existem escolas civis com preparação tão boa quanto institutos militares.
No Brasil, os profissionais da educação física têm no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), o órgão principal de organização e normatização das atividades pertinentes a sua área de atuação.
Os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs) são subdivisões do CONFEF nos estados e têm a função de fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de educação física. Atualmente são treze CREFs, abrangendo todos os estados brasileiros.
Uma pessoa com bacharel em educação física caberá a atuação em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, empresas, planos de saúde, prefeituras, acampamentos, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas com exceção da escola de educação brasileira.
A escola de educação básica é atendida por aqueles que tem o grau ou título de licenciatura em educação física. No entanto, esse título também habilita à atuação em ambientes não escolares, como clubes, academias, hospitais, etc.
MITO OU VERDADE?
Ginástica localizada desenvolve força muscular.
VERDADE. Quando você trabalha com cargas baixas e repete muitas vezes o mesmo exercício, seus músculos ficammais resistentes. Entende-se por resistência muscular a capacidade de se realizar um esforço prolongado, como o de carregar uma mala de 20 kg durante cinco minutos.
Anatação é um exercício completo.
MITO. Apesar de exercitar bastante a musculatura do tronco, essa modalidade trabalha pouco as pernas. Mas não há dúvidas de que, entre todos os exercícios, ela e a ginástica olímpica são a que mais si aproximam do conceito de "esporte completo".
Mulher que faz musculação ganha formas masculinas.
MITO. Uma mulher que levanta peso jamais vai ficar com o corpo idêntico ao do homen. Ela possui pouca testosterona, hormônio responsável pelas características masculinas. Só ganha formas brutas quem usa anabolizantes esteróides (hormônio masculino).
Para malhar em casa sem gastar, você precisa...
1-Encomendar uma série de exercícios com um professor de ginástica.
2-Separar uma toalha ou um cabo de vassoura para ajudar no alongamento.
3-Tirar alguns sacos de arroz ou de açúcar da despensa, para que substituam os pesinhos de mãos na localizada.
4-Improvisar a falta de step nos degraus de uma escada ou com catalogos de lista telefônica, o sobe-e-desce vai ajudar você a emagrecer e ficar com as pernas lindas!
Seus ombros estão tensos?
Resolva o problema já!
1. Antes de se levantar, alongue o corpo. Faça movimentos circulares com o pescoço e os ombros.
2. No banho, deixe escorrer água morna no pescoço e movimente-o em todas as direções.
3. Quando falar ao telefone, evite segurar o aparelho com os ombros.
4. Ao sentar, mantenha a postura bem retinha. Apóie os pés no chão e não fique de pernas cruzadas muito tempo.
5. Evite ler na cama ou no sofá. Sente-se numa cadeira, apoiando a coluna no encosto e os pés no chão.